Nossos Segmentos

DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL

Educando com Amor e para a Vida, unimos tradição, acolhimento, inovação e excelência em educação, fazendo da nossa Escola uma referência!

segmento-infantil
Crescer, Aprender e Construir

Educação Infantil

A Escola Madre Nazarena Majone acolhe as crianças de dois a cinco anos de idade, etapa destinada à Educação Infantil, que tem por objetivo favorecer o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos cognitivo, afetivo, social e perceptivo motor, respeitando seus interesses, suas necessidades e cumprindo as funções de cuidar e educar.

A Educação Infantil, inspirada na Pedagogia Difranciana, articula-se num movimento interdisciplinar, passeando pelas ações que contemplam o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Curso da Escola, devidamente adequado às Diretrizes Curriculares para este segmento, apropriando-se do lúdico e de todas as ferramentas educativas capazes de potencializar a relação ensino-aprendizagem, tornando-a cada vez mais significativa e prazerosa. Consideramos que APRENDER BRINCANDO é compreender a relação ensino-aprendizagem amplamente!

Unindo o aprender a CONHECER, o aprender a FAZER, o aprender a VIVER JUNTOS e o aprender a SER, realizamos com excelência, formação para a vida!

A prática pedagógica Difranciana desenvolve a Educação através da vivência da Espiritualidade-humano-cristã, motivando a prática de valores, proporcionando experiências de oração, solidariedade, partilha, respeito, cooperação, acolhimento, amor, amizade, diálogo, fraternidade.

Buscando inovar e oferecer aulas atrativas e interativas, a Escola está adotando o Projeto UNOi Educação, que além dos livros didáticos oferece sala equipada para aulas interativas, visuais e audeovisuais, com o objetivo de apoiar a organização do espaço e do tempo na escola, oferecendo dinâmicas diferentes, com uma diversidade de materiais e orientações.

A avaliação na Educação Infantil se dá através de relatório descritivo do desenvolvimento da criança, sem objetivo de promoção. As observações acontecem diariamente considerando suas conquistas e avanços ao longo do processo, assim como, suas possíveis dificuldades visando sanar cada uma delas.

Ao longo do ano, é construído os Portfólios para registro, avaliação e construção de temas específicos, proporcionando assim, uma visão geral do processo de aprendizagem da criança, respeitando as especificidades de cada um. Os trabalhos realizados no bimestre são entregues aos pais ou responsáveis.

segmento-fundamental
Interagir, Questionar e Transformar

Ensino Fundamental

A Escola Madre Nazarena Majone oferece a modalidade Ensino Fundamental I, para crianças a partir dos 6 anos de idade (1º ao 5º ano), nos turnos matutino e vespertino. Este segmento, tem como principal objetivo a formação básica para o pleno exercício da cidadania, de maneira que os alunos possam desenvolver a capacidade de aprender, adquirir conhecimentos, habilidades, formação de atitudes e valores, estabelecendo os vínculos familiares e de solidariedade humana que fundamenta a vida social.

No Ensino Fundamental a criança desenvolve o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo os quais constituem meios para o desenvolvimento da sua capacidade de aprender e se relacionar no meio social e político.

Com o olhar voltado para o FUTURO, estimulamos o desejo de aprender, transformando informação em conhecimento, apropriando-se de contextos e desafios atuais, para transformar a teoria em realidade.

As aulas são apresentadas com conteúdos atualizados, atividades dinâmicas e práticas, utilizando sempre recursos concretos e tecnológicos que visam favorecer o desenvolvimento cognitivo, social e emocional do aluno. Além das disciplinas da grade curricular comum, oferece também aulas de Ensino Religioso, Inglês, Informática e Esportes, além de projetos interdisciplinares que favorecem a construção do conhecimento e uma aprendizagem significativa.

Para proporcionar aulas inovadoras e criativas, a Escola está implantando um novo projeto: UNOi Educação que utiliza, além dos livros didáticos, sala equipada para aulas interativas, visuais e audeovisuais com o objetivo de promover a aprendizagem das várias áreas do conhecimento e desenvolver as habilidades para que o aluno se torne um cidadão responsável e participativo da sociedade em que vive.

O ato de avaliar é o conjunto do que se construiu como trabalho curricular integrado, na dinâmica de eixos, áreas e componentes, espelhando um conhecimento maior e demonstrando conexões entre saberes experimentados. Avalia-se com o fim de aperfeiçoar o currículo e construir a autonomia intelectual dos educandos. Através de uma avaliação contínua e crescente, garante aos alunos, o direito a se distinguirem em sua identidade social, em suas buscas de ampliar, apropriar e disseminar o conhecimento, bem como criar atitudes científicas e gestos de solidariedade nos atos de conhecer e compartilhar seus valores.

ENVIE UMA MENSAGEM

Entre em contato com a nossa equipe, utlizando o formulário abaixo. Sua opinião é muito importante para nós.

Rua Euclídes da Cunha, 191
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ